Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A mudança e suas burocracias...

Olá pessoas bonitas!! Tudo bem??

     Antes do carnaval eu pensava assim, ahhh depois do carnaval eu começo a arrumar as coisas pra viagem! Ainda tá longe.... vai dar tranquilo.... O carnaval passou e olha eu aqui na internet ao invés de arrumar as coisas :)

     Eu resolvi contar para vocês como foi e está sendo a nossa burocracia de viagem, papelada, documentação e etc... talvez possa ajudar alguém algum dia!

     Marido sempre disse que queria ir de mudança pra Alemanha num cruzeiro e eu sempre ri da cara dele, falava que era muito caro e etc.... Até o dia em que eu fui pesquisar os valores! Pesquisei primeiro passagens aéreas e por incrível que pareça era mais barato comprar ida e volta do que só a ida! O total para nós dois irmos para Alemanha em Maio / Junho seria em torno de R$ 4.500,00! Feito isso eu parti para a pesquisa de cruzeiros, qual não foi a minha surpresa em ver que um cruzeiro de 18 dias com tratamento de luxo sairia por R$5.500,00 para nós dois!! Aí você me pergunta, nooooosssssaaaa, mas porque essa diferença??? Sim, minha gente se vocês repararem bem, verão que um cruzeiro que atravessa o oceano só vai e não volta, por isso você precisa comprar a passagem de volta, normalmente de avião, mas como nós não vamos voltar tão cedo (a não ser que seja pra visitar) saiu muito mais em conta comprar o pacote de cruzeiro, o que fizemos em agosto do ano passado!! Pensamos que não iríamos conseguir passar 18 dias em nenhum hotel do mundo com pensão completa por apenas R$ 1.000,00... concordam comigo??

     Pacote do cruzeiro fechado 7 meses antes da viagem, tempo de sobra para organizar tudo e ir tranquila curtir as férias, só que não!! É claro que eu organizei um monte de coisas e deixei para correr atrás do passaporte por último né??

     O passaporte brasileiro ainda era válido, porém com o nome de solteira não rola ir embora né?? Fiz o passaporte brasileiro com o nome de casada há uns 4 meses atrás e fiquei feliz que deu tudo certo! (Se você for fazer uma viagem curta não tem necessidade de fazer o passaporte com nome de casada, ok?? Só se ele estiver vencido, aí você precisará renovar de qualquer jeito...)!

     A questão é que eu já tinha a cidadania alemã antes de casar com o marido alemão, por causa dos meus avós (obrigada Opa)!! Meu passaporte alemão também estava com o nome de solteira, além de estar vencido! Então fui eu lá fazer o passaporte alemão com o nome de casada, massss para isso eu precisei: validar nosso casamento (que rolou aqui no Brasil) no consulado alemão, solicitar a alteração do meu nome (de solteira para casada) e pedir uma certidão de casamento alemão! Com tudo isso nós gastamos em torno de R$ 650,00 já com a tradução da certidão de casamento e a foto para o passaporte! Se contar a gasolina e o estacionamento que ficaram em torno de R$70,00 (tivemos que ir duas vezes). Sim, quase deixamos nossos fígados lá mesmo...

     Agora eu peço a Deus que a documentação toda chegue ao Brasil antes da viagem, que será em 28 de março! E aprendo uma lição, nunca, mas nunca mesmo deixe para fazer a documentação em cima da hora!!!

     É claro que se não chegar a tempo existe uma segunda alternativa e é por isso que eu estou tranquila (leia-se: não estou subindo pelas paredes), hehehe!!!

     Eu ia contar um pouco como será a nossa vida quando chegarmos lá na Alemanha, mas eu vou deixar para outro post porque esse aqui já ficou gigante!

Beijinhos e ótimo final de semana procês!!!

PS1: Se alguém tiver alguma dúvida mais específica sobre essa burocracia toda de documentação necessária e etc é só me pedir por e-mail tá? No que eu puder eu ajudo!! coisasgostosasdavida@hotmail.com

PS2: Lembram da sobrinha que foi pra Berlim esses dias?? Ela também tem um blog, espia só: http://cicaemberlim.wordpress.com/


   

6 comentários:

  1. NOOOOOASSSSS.... 5500 OS DOIS???? Eu paguei na minha de ida e volta 3100 reais =( posso levar 2 malas grandes de 32 quilos, e to morrendo de medo de ultrapassar o limite!!!!!
    Super legal esse esquema do cruzeiro!! tire muitas fotos, que eu quero acompanhar!! hahaha
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Vem pra cá logo, Pê!!! Thanks for the mention!! Amo vc, bjs

    ResponderExcluir
  3. Qdo eu mudei da Espanha para a Itália tb fomos de navio. Saiu bem mais em conta tb (e isso q levamos o carro junto). Aproveitem pra curtir ao máximo a viagem, vai ser lindo! (quero muitas fotos e relatos aqui no blog).
    Olha, por mais q a gente tente se organizar, planejar, fazer listinha, etc, sempre acaba rolando algum que outro estressezinho. O importante é ter plano A, plano B e, até, plano C ;)
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  4. Petra, esse negocio de documento eu tb aprendi que deve ser o primeiro a ser visto.

    A gente vive aprendendo e gostei muito que vc dividiu consoco tudo isso.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. é uma pena...não consigo ver o blog da sua prima

    ResponderExcluir