Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Um sonho de infancia, um jardim de criancas!!

Olá pessoas bonitas, tudo belezinha com voces??

     Prometi contar um pouco mais do meu trabalho aqui para voces e aqui estou eu!!

     Para comecar a contar essa história preciso voltar um pouco no tempo e contar para voces que desde que eu me conheco por gente eu ja sonhava em ser professora, secretária ou caixa de supermercado! Mas das tres opcoes eu escolhi fazer magistério e tentar ser professora, acabou que nao deu tao certo assim como eu imaginava, até cheguei a fazer também dois anos de faculdade de Pedagogia e no final das contas acabei trabalhando como assistente administrativa, que é o trabalho mais perto de secretária que eu já consegui na minha vida (rsrsrsrsrs)!

     No magistério (CEFAM - Santo Andre) eu realmente acreditei que aquilo era para mim, através dos estágios, o contato com as criancas, as aulas de projeto, tudo parecia se encaixar na minha vida, mas depois que a escola acabou eu acabei tomando um rumo diferente e as experiencias que eu tive em escolas nao foram assim tao boas!! Os baixos salários, a falta de educacao das criancas e muitas vezes de colegas de trabalho, a astúcia de certos pais em quererem comprar notas e professores foram me desiludindo e eu admiro muito todas as minhas amigas de magistério e pedagogia que ficaram firmes em relacao a tudo isso e hoje estao em sala de aula cumprindo esse papel fundamental no crescimento de um país!

     Quando cheguei aqui na Alemanha eu estava de frente para o recomeco da minha vida! Poderia escolher a profissao de novo, do zero porque os meus 7 anos de trabalho como assistente administrativa nao seriam muito úteis aqui já que eu nao tenho o alemao necessário para trabalhar logo de cara e as leis e regras trabalhistas aqui sao bem diferentes das do Brasil!! É claro que para fazer um curso ou uma faculdade seria (e ainda será) uma longa jornada, mas o que eu gostaria realmente de fazer? Qual seria a minha realizacao profissional??

     Comentei com algumas pessoas aqui sobre esse curso de magistério, os estágios e até mesmo as experiencias nao tao agradáveis que eu tive por aqui e entao veio a pergunta: Voce nao quer ser educadora infantil (criancas na fase pré-escolar)?? Ai eu pensei, porque nao??

     Fiz entao um estágio nao remunerado de 1 mes com criancas entre 2 e 4 anos e tenho que confessar, eu tinha esquecido o que era estar com criancas! Parece que a chama reacendeu, que eu revivi os meus 2 anos de estágio nesse um mes... Foi como ver a luz no fim de um longo túnel!!

     E a melhor notícia de todas era que o estado onde eu moro aqui na Alemanha está precisando urgentemente de educadoras para educacao infantil!! Só uma observacao técnica, na Alemanha as profissoes de professora de educacao infantil (pré-escolar) e professora de ensino fundamental (a partir do primeiro ano) sao duas profissoes diferentes! A professora de ed. infantil é Erzieherin (cuidadora) e a professora de ensino fundamental é Lehrerin.

     Entao eu tentei reconhecer o meu diploma do magistério aqui, que nao foi reconhecido, eu tenho que estudar novamente para conseguir o diploma alemao! Massss, eles me deram uma autorizacao para trabalhar como Erzieherin (o salário nao é igual de uma Erzieherin formada e eu nao posso liderar um grupo). Eles também nao podem me dar uma vaga fixa, ou seja, eu só posso trabalhar por contratos em substituicoes de outras educadoras!

     No Kindergarten (Jardim de Infancia) onde eu fiz o estágio eu fui muito bem recomendada (ainda bem) e entao em setembro eu comecei a cumprir um contrato de dois meses no bercário (criancas de 0 a 2 anos e meio) e o contrato foi prolongado até o final de dezembro :)

     Eu estou muito feliz por essa oportunidade de realizar um sonho que estava enterrado no meu coracao e mesmo apesar das dificuldades que a lingua alema ainda me impoe eu posso dizer que a superacao de cada dia me deixa mais motivada a seguir em frente e a batalhar para realizar esse sonho de trabalhar com os pequenos!!

     O dia a dia do nosso grupo é variado, tem dia de atividades físicas, dia de fazer artesanatos, dia de natacao, dia de passeio ou brincadeira livre e o dia de relaxar, ouvir histórias... Todos os dias nós cantamos com eles e brincamos bastante de trenzinho, boneca, cabelereiro, quebra cabeca, e assim por diante... Eles aprendem, eu aprendo e todos nós saimos ganhando!!!

     Se alguém tiver alguma pergunta mais especifica ou quiser alguma outra informacao que nao consta aqui no blog pode me mandar um email no pejony@gmail.com ou uma mensagem no Facebook!!

Beijinho e até o próximo post!!

    



    

3 comentários:

  1. Que legal, Pêtra! Fico feliz por vc!
    Desejo que este contrato se alargue por muito mais tempo ;)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. é isso que eu quero fazer agora tb, mas meu diploma é de licenciatura e tb nao sera reconhecido eu sei, ja me informei, apesar de ser um diploma e formacao na Alemanha, aki realmente vc tem que ter a formacao na area pedida pelo país...

    ResponderExcluir
  3. Olá, pedagogia do Brasil é equivalente á da Alemanha? Trabalho como professora de ed infantil ja a 5 anos, quero fazer a equivalência mas tenho medo de gastar muito e não ser validada. Como é a questão de vagas para trabalhar como erziherin? Pergunto pois se eu quiser trabalhar um dia ali na alemanha, esses profissionais precisam estar em falta para eu conseguir um visto de trabalho.bjs

    ResponderExcluir