Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Formação acadêmica!

Boa segunda-feira para você!!

     Hoje quero falar um pouquinho de mim, das minhas escolhas e decisões, bora lá me conhecer um pouco melhor? (Quero avisar que o post é longo tá?)

     Eu sempre quis ser professora dos pequenos, queria dar aulas para crianças até a 4ª série! Aqui no Brasil por muito tempo existiu o curso de Magistério, que era um curso técnico justamente para essa área! Então ao invés de cursar o colegial normal, eu fiz esse curso numa escola chamada CEFAM, eram 4 anos de período integral e o governo ainda pagava um bolsa estudantil de um salário mínimo! Hoje em dia essa escola não existe mais porque na verdade o Magistério não existe mais, para você dar aulas você precisa ter a formação acadêmica em Pedagogia (para dar aulas até a 4ª série), para dar aulas para o ensino fundamental e médio, você vai precisar de um curso específico (Matemática, Letras, Biologia e etc).

     Quando eu estava no já no 4º ano do Magistério eu resolvi fazer ao mesmo tempo Pedagogia (pois foi ali que começou a ser exigido que o professor fizesse Pedagogia), foi um ano puxado, porque eu estudava praticamente o dia inteiro. Eu fazia estágio em alguns dias da semana e gostava muito. Depois que me formei comecei a trabalhar como professora de informática numa escola particular e não gostei, não gostava do clima da escola, não gostava da forma como as crianças e adolescentes tratavam os professores e não gostava da forma como a diretora só visava o lucro acima de qualquer custo.

     Na faculdade eu comecei a perceber que os professores nos ensinavam uma pedagogia totalmente fora da realidade brasileira e criticando muito o sistema de educação por completo (foi bem na fase em que foi aprovada aquela lei que os alunos deveriam passar de ano independente da nota que eles tirassem, o que na minha opinião é a pior coisa da educação no Brasil). Desanimei por completo e desisti da Pedagogia! Eu ainda cheguei a dar aula para as crianças pequenininhas em uma outra escola particular que não tinha nenhum material didático (eu tinha que levar da minha casa qualquer material que eu quisesse). Frustração total!!! Tive amigas que se deram super bem e estão na ativa até hoje, e são super profissionais!

     Eu até tentei retomar o curso alguns anos depois e as coisas na minha visão só estavam piores (eu acredito que a educação brasileira vai de mal a pior a cada ano que passa, infelizmente). E nesse meio tempo comecei a namorar o marido que já deixou claro suas intenções de ir para Alemanha. Se eu quisesse ser professora na Alemanha teria que estudar tudo de novo, porque a faculdade daqui não valeria nada lá (para o curso de Pedagogia, não são todos os cursos que são aceitos, não vai parar de estudar achando que o seu curso também não valerá nada, verifica antes tá?)!

     Conclusão da história: Eu abandonei meu curso, não sou formada em nada (porque hoje o magistério sem formação acadêmica não vale), trabalho em escritório que não tem nada a ver com a minha área e estou me mudando para Alemanha! E agora José??

     Eu gosto muito de trabalhos práticos, de me sentir útil, num português claro, de trabalho braçal (mas não sou uma pessoa burra e não acho legal associar pessoas burras a serviços braçais)! Por isso, resolvi fazer um curso antes de ir para Alemanha, que talvez pudesse me ajudar a ganhar um dinheirinho lá. Estou fazendo um curso de manicure e pedicure (comecei no sábado)! Talvez não dê certo, talvez dê, só pagando pra ver (óh, rimou, hehehe)!

     Meu marido e minha cunhada disseram que na Alemanha cabeleireiro é uma profissão muito respeitada, e o curso para você seguir a profissão demora em média 3 anos, porque engloba muitas coisas além de cortar cabelo, inclusive anatomia (legal né?)! Estou pensando seriamente em mudar totalmente de área e quem sabe fazer um curso desses!

     Muitas coisas passando pela cabeça nessa fase de mudança de vida, muitas dúvidas e incertezas, mas de uma coisa eu sei, se depender da minha força vontade, tudo vai dar certo!!

     Desculpe-me se o post ficou tão longo e parabéns se você chegou até aqui!! Hehehe....

Uma ótima semana para você e até mais!!

   

12 comentários:

  1. Adorei conhecer mais da Petra !Meu namorado disse a mesma coisa ,na época eu fazia curso técnico em patologia clínica e pensava em cursar um curso superior na área da saúde.Não satisfeita com o que ele disse procurei na internet , encontrei blogs de algumas meninas que enfrentaram uma verdadeira saga para reconhecer o diploma no exterior.Conclui o curso técnico e comecei a estudar alemão já que sem ele não consigo fazer nada .Muito legal você fazer o curso de manicure, acho que você é super caprichosa (por causa do lindo caderno de receitas e diys ) vai se sair super bem .Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que voce gostou de me conhecer um pouco melhor!! Entao estamos no mesmo barco ne Adranoel? Espero que de tudo certo para voce la na Alemanha!! Beijo!

      Excluir
  2. Menina , que situação , para ser sincera nem sei o que dizer , pois fiz Pedagogia e agora sou professora na rede publica , infelizmente a educação hoje em dia deixa muito a desejar , mas nos que temos que mudar essa historia , infelizmente essa lei de aprovação automática só veio para encher as salas de aula , como se a escola fosse deposito de crianças ou playground, onde os pais podem deixar para irem trabalhar ..esse ano muitos dos meus alunos ficaram reprovados , pois chegaram ate o 3 ano nem sei como , pois o que o governo quer que todos cheguem ao final do 3 ano alfabetizados e os professores não entendem isso , acham que a criança deve passar de qualquer maneira e não e bem assim..Da pena , pois eles criam uma falsa ilusão que estão aprendendo ,quando na verdade mal sabem escrever o nome ..Sou totalmente contra ..e por esses e outros motivos que no próximo ano desejo pegar os do 1 ano para poder fazer um trabalho melhor com eles , pois eles precisam ser alfabetizados no 1 ano e não deixar tudo no ultimo ano que seria o 3 , pois do caso contrario esses que não aprenderam vão ficar reprovados ate aprenderem a ler ..
    Bjus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que voce e professora Monica!! Mas nao aqui em SP ne?? Eu gosto muito da primeira serie, quando eu estudava eu queria ser professora da primeira serie :)
      Beijo!!

      Excluir
  3. E você esta indo quando para a Alemanha..Espero que de tudo certo por la ..
    Bjus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos estamos indo em marco! Faltam 3 meses (ai que ansiedade)...
      Beijo!

      Excluir
  4. Petra aqui existem muitos cursos profissionalizantes/Ausbildung, uma área q tem muito trabalho sempre é na enfermagem, principalmente com idosos tanto em hospitais ou asilos e ate em casa/privado, mas tem muita coisa alem disso, o negocio é correr atras, boa sorte :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barb! Sério mesmo que nessa área tem bastante emprego? Comecarei a pensar no assunto!! Sabe que nos States tbem eh assim ne?
      Obrigada pela dica!!
      Beijo!!

      Excluir
  5. Oi Petra, primeiro queria dizer que o texto não ficou muito longo não, tá? E se ficasse também não ia ter problema, pois eu adoro ler textos longos hehe
    Poxa, que chato isso do magistério, e de o curso de Pedagogia não valer na Alemanha, hein? Eu estou no último ano de faculdade e vou terminar só por desencargo de consciência, porque vai que minha vida dá errado no exterior? Aí eu pelo menos posso voltar e prestar um concurso, dar aulas, sei lá (eu quase não tenho experiência profissional). Mas cada caso é um caso, legal você estar num curso de manicure e pedicure, gostei da ideia, quem sabe eu faço um também, hein? Porque duvido que meu diploma será aceito quando eu me mudar do Brasil também heheeh

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom que o texto não ficou longo Marcela!!
      Esse é o lado bom de terminar o curso né?? Eu penso que se não der certo lá eu volto para cá e vou dar aulas de alemão, hehehehe!!!
      Você viu a dica da Barb sobre a área de enfermagem que legal?? Não sei se você gosta né, mas se gostar é uma boa também!!
      Beijo!!

      Excluir
    2. Eu vi, mas essa área é definitivamente não a minha!!! Eu quase desmaio só de ver sangue, trabalhar em hospital seria um terror pra mim! ehehe

      bjs

      Excluir
  6. Oi flor!! Nossa.. concordo totalmente sobre essa questão (triste questão) sobre a educação no Brasil e concordo com a Mônica (ali em cima) que as escolas aqui viraram um depósito de crianças, nada mais.. por mais que os professores tentem e amem a profissão, o governo não ajuda! :( Mas quem sabe depois de um tempo, vc ainda possa cursar pedagogia ou algo assim na Alemanha e dar aulas lá.. td é possível e td vai dar certo (como vc disse)pq vc é muito, mas muito dedicada! ;) Mas quanto ao curso de manicure.. apoio totalmente e qto a (quem sabe) mudar de rumo e se tornar cabelereira, apoio mais ainda pq aí sei que vou ter alguém pra cuidar dos meus cabelos lá... heheh!!! Se divirta bastante no curso, Pê!! :D Bjinhos

    ResponderExcluir