Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Como tudo comecou!

Olá pessoas queridas, tudo bem??

     Gracas a Deus estou conseguindo postar de novo e nem demorou um mes, hehehehe!!!

     Quero contar para voces como foram os nossos primeiros passos quando chegamos aqui, talvez ajude quem tem vontade de vir ou talvez seja interessante só por curiosidade mesmo!

     Chegamos numa segunda-feira no porto de Hamburgo e viajamos de carro por mais 6 horas até chegar em casa, a noite! Na terca de manha já fomos na prefeitura para nos registrarmos aqui na cidade! Aqui na Alemanha quando voce nasce voce já é registrado no seu endereco, e a cada mudanca voce precisa dizer que vai sair desse endereco e precisa se registrar no novo endereco (se for na mesma cidade é só voce informar o novo endereco, se for outra cidade voce precisa dizer tchau na antiga e oi na nova)! La na prefeitura eu também fiz o meu Personalausweis (carteira de identidade alema)!

     Só uma observacao: Eu já tinha a cidadania alema porque meus avós eram nascidos aqui na Alemanha e meu pai correu atrás dessa cidadania para ele e para as filhas! Aí eu casei com o meu alemao (que nasceu na Alemanha mas foi criado no Brasil), mas isso nao muda nada, só com a cidadania alema eu posso viver na Alemanha como uma pessoa nascida aqui, ter os mesmos direitos e deveres!! Entao se voce é brasileira (o) e quer morar na Alemanha eu nao sei como fazer a papelada pra te ajudar infelizmente :(

     Continuando a nossa primeira semana: Fizemos uma conta conjunta no banco (para que eu pudesse usar essa conta, aqui na Alemanha nao dá pra voce usar o cartao de débito de outra pessoa, mesmo se voce tiver a senha e mesmo se voce for esposa ou marido, simplesmente é proibido e sim, as pessoas olham o nome no cartao).

     Fomos também a um lugar chamado Job Center, que é um lugar onde o governo dá vários apoios à populacao, nao é só para arrumar emprego nao! No nosso caso nós fomos lá e explicamos nossa situacao, de recém chegados do Brasil e tudo mais aí o governo nos concedeu uma ajuda financeira por 6 meses que podem ou nao ser prorrogados (eles analisam a sua conta bancária, eles pedem para voce preencher um monte de papéis sobre a sua vida profissional e pessoal, e anexar também o seu currículo). Nessa ajuda financeira estao incluidos um valor para o aluguel, o plano de saúde (aqui na Alemanha voce nao pode ficar sem), as minhas aulas de alemao e também um valor para que voce possa comer e viver!

     Agora voces imaginem que a gente fazia isso tudo com as criancas a tiracolo??? O engracado era sempre explicar que o bebe nao era nosso, que era da tia, hehehehe!!!

     Depois disso foram chegando cartas burocráticas, de cobranca de sinal de rádio e televisao (sim, aqui se paga pelo simples fato de voce ter acesso ao sinal de rádio e tv), e um monte de coisas que eu nao entendia nada.... foi difícil entender tudo, mas agora passou e eu ACHO que já entendo um pouco melhor, hehehe!!

     E assim comecamos a "viver" por aqui, conhecendo um mundo novo de leis e costumes diferentes, mas muito felizes por estarmos num lugar onde sonhamos estar :)



     Espero que voces nao tenham ficado entediados com o texto longo e se alguém quiser fazer mais alguma pergunta sobre esse processo burocrático fique a vontade!!!

Um beijo e até a próxima!!

6 comentários:

  1. Que legal! País de primeiro mundo é outra coisa, né?!
    Estou adorando "acompanhá-los" nessa nova aventura :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Tati!!! Nem me fale sobre a diferenca, a simples tranquilidade de poder andar a noite sem ter medo é maravilhosa!!
      Beijinho!!

      Excluir
  2. Vc sabe o que é essa ajuda financeira`? Sao impostos pagos pela populacao, ativa, que trabalha, q vcs consigam superar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo!! Eu sei sim que sao os impostos que a populacao trabalhadora paga que ajudam a pagar essa ajuda que o governo dá e em breve estaremos na ativa para ajudar pessoas assim como nós que dependem dessa ajuda para conseguirem se estabilizar enquanto nao encontram emprego!! Pode ficar tranquilo que nao dependeremos dessa ajuda por muito mais tempo!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oiee!!

    E muito bom ter noticias de vocês e saber que tudo esta correndo muito bem, que legal esse negócio do governo/país ajudarem as pessoas recém chegadas, o registro na cidade que vai residir... amei acho que vou para a Alemanha rsrsr.
    Bjnhss

    ResponderExcluir
  4. oi...eu te mandei uma msg no face...se tiver um tempinho vc me responde? obrigada...bjs

    ResponderExcluir